Os escritórios evoluíram tremendamente nos últimos anos, tornando-se cada vez mais como um espaço doméstico, incorporando novas paletas de cores, mobiliários flexíveis, texturas aconchegantes e até mesmo vegetação como parte do design. Neste último caso, não é simplesmente um acréscimo estético, mas o verde é integrado de tal forma que transforma e valoriza completamente a experiência de trabalho de quem está dentro. Como as plantas podem se tornar protagonistas do espaço de trabalho? Vamos rever 7 casos que os integram de forma criativa em prol do bem-estar dos usuários.
Para o projeto do Loft Office, os arquitetos jvantspijker renovaram um antigo armazém industrial e a vegetação é uma parte essencial da intervenção. Uma série de panelas animam o espaço superior, aproveitando a altura do teto para criar um relaxante jardim sobre a sala de reuniões, que também ajuda a absorver o som natural de um dia de trabalho.
No projeto A Hidden Garden Behind the Concrete Walls, de Muxin Design, os mobiliários circulares são cercados por vegetação plantada no local, transformando a paisagem interna em uma espécie de "bosque" de trabalho: “O projeto original do espaço era inadequado, aerodinâmico e com múltiplas formas irregulares que gerou espaços mortos. [...] Os designers abandonaram a ideia dos cubículos tradicionais, em vez disso, alinharam as mesas e estantes de forma curva e deslocaram a 'floresta' para o escritório, terminando assim como um espaço aberto, com vitalidade natural."
Outro sistema sutil é a incorporação de cabos de aço para o crescimento da videira. Nos escritórios Sukhman Yagoda Law de Vladimir Radutny Architects, esta solução foi utilizada no interior de um móvel central de armazenamento, como uma "tela verde translúcida que ilumina a maciez deste objeto suspendendo-o visualmente da pesada viga de madeira".
Nos escritórios na cidade de Ho Chi Minh, os arquitetos do 07BEACH + Studio Happ projetaram uma nova topografia verde para somar vegetação de uma forma aparentemente natural. Esta topografia ondulante é coberta por grama artificial e para além de integrar os diferentes tipos de plantas, funciona como um anfiteatro para momentos de descontração e encontros informais.
Sutilmente integrados, as plantas do Office With a Patio da Office Shogo Onodera + 2id Architects configuram precisamente um pátio central: "Os funcionários percorrem este 'pátio' todos os dias e as portas de todas as salas de reunião estão voltadas para esse vazio. O pátio é um espaço multifuncional e é o centro de todas as linhas de fluxo".
No Rizoma, de Estúdio Penha, o conceito inicial era a “selva urbana”: “O desenho foi escolhido para permitir um grande número de plantas e a integração com o verde envolvente. O desenho paisagístico, feito principalmente em diferentes tons de verde, reforça esta ligação e também considerou a iluminação natural na escolha do posicionamento de cada uma das plantas. Um sistema de irrigação automatizado garante uma manutenção saudável ”.
Como no caso anterior, o projeto de Exotic Workplace Garden da Malinowski Design Urban & Landscape, buscou gerar um espaço de selva quase extremo, onde a vegetação envolve todos os espaços. O paisagismo ajuda a gerar um jardim relaxante para escritórios, integrando uma nova tecnologia que permite controlar a temperatura, a umidade, a luz solar e as trocas de ar, independentemente das alterações das condições climátcas exteriores, assegurando a preservação das plantas e o conforto dos usuários do jardim.
Revise mais escritórios com vegetação integrada aqui.